Em iniciativa inédita, Focus Eletric terá a opção de recarregar suas baterias em painéis solares instalados nas casas dos proprietários
A parceria entre a Ford e a SunPower agitou o mercado automobilístico após o anúncio de que a montadora prepara o lançamento do primeiro carro elétrico capaz de ser carregado por energia solar, previsto para ser vendido já em dezembro nos EUA.
Mas ao contrário do que parece, o Ford Focus Eletric não virá com painéis solares instalados no teto. O automóvel, além de suas baterias de lítio, poderá ser carregado por painéis que a Ford disponibilizará para serem instalados nos telhados das casas dos proprietários.
Serão onze painéis solares produzindo energia necessária para o carro funcionar com uma autonomia de até 50 km por dia, sem a necessidade de nenhuma outra fonte de combustível. O modelo ainda não tem preço, mas o dispositivo, vendido como acessório, custará US$ 10 mil, algo me torno de R$ 16 mil, valor acima da realidade de boa parte dos consumidores, o que deve dificultar a popularização do sistema.
O sistema ainda inclui um equipamento que permite monitorar o desempenho dos painéis na internet ou por aplicativos em smartphones. Incentivos governamentais podem baratear mais esse custo. “O sistema reduz a necessidade de uso da rede elétrica para recarregar o veículo durante a noite. É uma solução ecológica, que complementa a nossa nova linha de produtos”, afirma Mike Tinskey, diretor de Infraestrutura e Eletrificação Global de Veículos da Ford.
O programa foi batizado de “Drive Green for Life”, e promete revolucionar o mercado de carros elétricos. Além de uma solução ecológica, o sistema gera uma substancial economia no fim do mês. Isso porque os painés solares seriam capazes de produzir cerca de 3.000 kWh de eletricidade por ano, o que é energia suficiente para uma rodagem de cerca de 1.600 km por mês.
Para os tempos mais fechados, o carro poderá também usar suas baterias de Lítio da LG, que podem ser carregadas em até três horas através de um carregador 220V.
Numa primeira fase, o programa estará disponível em 19 regiões norte-americanas, sobretudo centros urbanos. A iniciativa da Ford é inédita no mercado automobilístico. Aos que tiverem condições de arcar com os custos de instalação, a natureza agradece. Mas a notícia, certamente , é um bom indício de que um futuro em que carros elétricos venham com painés solares instalados pode não estar longe de acontecer.
A Ford pretende lançar cinco veículos elétricos nos próximos anos em vários continentes. A marca já lançou em 2010 a van compacta Transit Connect Electric e no final deste ano começará a vender o Focus Electric. Para 2012 estão programados o novo C-MAX Hybrid, mais um híbrido de nova geração com bateria de íons de lítio e o C-MAX Hybrid “plug-in”.
Fonte: Interpress Motor